quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

SOLUÇÃO: Justiça determina acesso solicitado! Sisu Continua!

Não foi como todos esperavam, mas trouxe alguns aspectos positivos a decisão da Justiça Federal no Ceará. Acatando o pedido de liminar ajuizado pela Defensoria Pública da União (DPU) no Ceará, em Ação Pública Coletiva (ACP), o juiz substituto da 7ª Vara Federal, Leopoldo Fontenele Teixeira decidiu que o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) continuará em andamento, porém o MEC deverá permitir o acesso dos participantes do ENEM2010 a folha de respostas e redação.

Atenção: O MEC, até agora, ainda não se pronunciou sobre a decisão do Juiz no Ceará. No entanto, pode ser que o Órgão recorra da decisão, como fez outras vezes. Caso o MEC acate a decisão irá apresentar as formas de divulgar a folha de respostas e a redação. Ressalta-se que o número de redações é denso, e provavelmente o Ministério não tem algo já preparado para permitir o acesso aos participantes. Contudo, ocorrendo o acesso, com certeza ocorrerá por meio do site do próprio MEC, mas tais informações devem ser divulgadas em breve.

A decisão não irá ajudar, uma vez que o SiSU continuará, ou melhor dizendo, encerrará seu processo, com as matrículas nas Universidades e Institutos Federais começando no dia 27 deste mês, para a primeira chamada. Assim sendo, quem teve problema na redação ou nas notas, deverá esperar o acesso aos dados e, em um prazo de dez dias, solicitar recurso para uma nova correção, com uma devida justificativa.

Colocando os pesos na balança: O participante do ENEM2010 que teve problemas nas notas e/ou na Redação não irá ter uma resolução total de seus problemas. Embora poderá ocorrer alguma possibilidade, por meio de recursos, de conseguir uma vaga na Federal, posterior a todo esse contexto, as aulas já estarão em andamento e será tarde para começar. Para muitos 2010 foi um ano perdido! 

2 comentários:

  1. "MEC ignora decisão judicial e fecha inscrições do Sisu às 23h59 de quinta-feira conforme previsto.


    Na noite de ontem, a Justiça Federal do Rio de Janeiro concedeu liminar determinando a prorrogação da inscrição no sistema até o dia 26, somente para candidatos daquele Estado. O MEC diz que estuda como cumprir a decisão e declara ser “impossível” o sistema isolar somente os candidatos do RJ, pois "estaria configurando uma quebra de isonomia, uma vez que o concurso é nacional".


    fonte: http://educacao.uol.com.br/ultnot/2011/01/21/mec-ignora-decisao-judicial-e-fecha-inscricoes-do-sisu-as-23h59-de-quinta-feira-conforme-previsto.jhtm

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Walace pelo complemento!

    Achei que seria difícil o MEC seguir essa decisão! Vamos ver no que isso vai dar!

    ResponderExcluir